CIRURGIA DA OBESIDADE

FALE COMIGO
51 3336 0890 AV. IPIRANGA, 6.690 / 302

Cirurgia da Obesidade

A cirurgia da obesidade ou cirurgia bariátrica, é um método seguro e eficaz para o tratamento da obesidade e deve obedecer alguns critérios para ser indicada. Realizada com técnicas minimamente invasivas, pequenos cortes que variam de 0,5 até 1,2cm, o paciente permanece pouco tempo no hospital e retorna precocemente à sua rotina. A operação é apenas parte de um tratamento e deve-se obedecer rigorosamente às recomendações da equipe multidisciplinar em qualquer uma das etapas do tratamento para que se atinjam os resultados desejados.

Indicações:

  • > 18 anos (ou acima de 16 anos com acompanhamento de pediatra)
  • IMC > ou = 40 kg/m²
  • IMC > ou = a 35 kg/m² quando associado a doenças (pressão alta, diabetes, colesterol alto, etc)
  • Tentativas de tratamento clinico sem sucesso (com especialista), por no mínimo 2 anos

Além disso, é fundamental o bom entendimento da cirurgia e da necessidade de acompanhamento com a equipe por toda a vida. Algumas condições clínicas podem contraindicar a cirurgia como abuso de drogas e álcool, problemas emocionais e psicológicos não tratados ou outras doenças que possam trazer mais riscos do que benefícios ao paciente.

CALCULE SEU IMC
Rafael Ramos

Minha História

Nasci em Porto Alegre em 16 de maio de 1979. Sou filho de professores e fui criado dentro dos preceitos maristas de simplicidade, solidariedade e amor à família. Ingressei na Escola Marista com 5 anos, onde permaneci até o fim do segundo grau. Desde muito cedo já sabia que queria ser médico, embora tivesse pouco conhecimento sobre a profissão e a carreira médica.

Aos 15 anos fui submetido a um procedimento cirúrgico e passei por situações muito difíceis; a partir daí estava decidido que seria médico cirurgião, como forma de retribuir a graça de estar vivo e acalentar o sofrimento alheio.

Ingressei na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1999, e já nas primeiras lições de anatomia confirmaram que deveria seguir a carreira cirúrgica.

SAIBA MAIS
Dr. Rafael Jacques Ramos
CREMERS 28819