CIRURGIA DA OBESIDADE

FALE COMIGO
51 3336 0890 AV. IPIRANGA, 6.690 / 302

Tratamento da Obesidade

A abordagem multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento. A escolha do tratamento é feita pelo especialista junto com o paciente, considerando as particularidades de cada indivíduo, os hábitos de vida, os fatores ambientais e culturais.

Qualquer uma das formas de tratamento exige mudança e comprometimento. Um estilo de vida saudável, com a mudança dos hábitos alimentares, a prática de atividades físicas e o controle dos fatores psicológicos e emocionais são os fundamentos para o bom resultado do tratamento.

Existem três formas de tratamento para a obesidade:

  • Tratamento clínico: é a primeira etapa do tratamento e o paciente recebe acompanhamento de endocrinologista e nutricionista; pode contar também com auxílio de fisioterapeuta e psicólogo. Consiste em conscientização e reeducação dos hábitos de vida e uso de medicamentos quando indicado.
  • Cirurgia: deve ser considerada em pacientes com níveis acentuados de obesidade e doenças associadas ou que apresentaram resultados ruins com o tratamento clínico.
  • Balão intragástrico: é indicado como intermediário entre o tratamento clínico e cirúrgico.
CALCULE SEU IMC
Rafael Ramos

Minha História

Nasci em Porto Alegre em 16 de maio de 1979. Sou filho de professores e fui criado dentro dos preceitos maristas de simplicidade, solidariedade e amor à família. Ingressei na Escola Marista com 5 anos, onde permaneci até o fim do segundo grau. Desde muito cedo já sabia que queria ser médico, embora tivesse pouco conhecimento sobre a profissão e a carreira médica.

Aos 15 anos fui submetido a um procedimento cirúrgico e passei por situações muito difíceis; a partir daí estava decidido que seria médico cirurgião, como forma de retribuir a graça de estar vivo e acalentar o sofrimento alheio.

Ingressei na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1999, e já nas primeiras lições de anatomia confirmaram que deveria seguir a carreira cirúrgica.

SAIBA MAIS
Dr. Rafael Jacques Ramos
CREMERS 28819